top of page

Como escolher as flores do casamento em 5 passos

Atualizado: 27 de out. de 2022

As flores dão um toque especial na decoração de qualquer evento, especialmente de um casamento. Saber escolher as plantas, flores, árvores e arbustos e todo tipo de arranjos florais que farão parte de cada um dos cenários e cantinhos do nosso casamento é fundamental para poder reproduzir o ambiente que vocês tanto sonharam.

Passo 1. Pense na época do ano
Casar no inverno ou no outono não é a mesma coisa que casar no verão ou na primavera. Cada estação possui diferentes tipos de flores e assim, as flores adequadas para o seu casamento dependem do clima da temporada do seu evento para que estejam perfeitas e não murchem rápido. Por exemplo, no outono o ideal é apostar por urucum, tango, gardênia, margarida, flor de maio, dedo de anjo, perpétua, tulipa, camélia, ligustro, lírio, lisiantos e variedades de orquídeas. Já no verão, você precisa escolher flores que aguentem altas temperaturas e que pareçam frescas e bonitas durante todo o evento. Algumas mais típicas desta estação são: alecrim, astromélia, orquídea, antúrio, hibisco, áster, strelitzia, plumeria, dalia, cravo, gerberas, gengibre ornamental, angélica, protea, cáspia e brassaia.


Passo 2. Adapte a escolha ao tipo de celebração
A decoração da cerimônia é o cartão de visitas e dá algumas pistas de como será o resto do evento. Mas dependendo do tipo de celebração escolhido por vocês, a decoração pode variar.
As flores mais clássicas costumam ser escolhidas para a decoração de casamentos religiosos. O estilo arquitetônico do local pode condicionar o tipo de arranjos.
Em igrejas românicas, as flores com formas redondas são a melhor opção por serem mais doces e românticas, além de dar um toque de elegância. Um exemplo são as rosas ou hortências.
Nas igrejas góticas, os arranjos florais mais largos são os ideias. As flores de espigas como os nardos ou gladiolas darão o tom ao resto da decoração. Flores como o lírio ou as gérberas podem ser uma boa opção de combinação.
Nas igrejas modernistas, os arranjos pode ser mais lineares e em forma de L. As flores mais indicadas, nesta ocasião, são os allium, antúrios, liatris e folhas verdes grandes.
Embora ter em conta o tipo de igreja seja um ponto diferenciador, uma decoração altamente recomendada que pode caber com todos os tipos de estilos é a que envolve as colunas, ou seja, as guirlandas de flores que são ideais com flores como margaridas ou paniculata. Geralmente são usadas flores brancas, a cor mais elegante e fina que também é a cor das noivas. Para os casais mais atrevidos, arranjos com formas como por exemplo, arranjos redondos, são perfeitos.
A distribuição das flores na igreja pode ser feita da seguinte maneira: o centro e a frente do altar são o espaços mais decorados, já que serão os mais fotografados. Na área mais elevada, no altar, podem ser usados arranjos e adornos simétricos que possam ser vistos desde qualquer ponto da igreja.
Nos casamentos civis, as flores podem variar de acordo com o local escolhido. Neste tipo de celebração, e com o passar dos anos, as flores vêm ganhando protagonismo. O primeiro fator a ter em conta para a escolha das flores é o horário da celebração. Nos casamentos realizados pela manhã, é importante saber se será em um ambiente interior ou exterior. Uma opção delicada e bonita é colocar um arranjo especial na mesa central, onde ficam os noivos. Outra sugestão são os arcos de flores para emoldurar a cerimônia.
O elemento decorativo que pode diferenciar os casamentos de dia como os de noite são as velas. Elas dão um toque especial e fazem com que o ambiente seja ainda mais acolhedor.

Passo 3. Pense no lugar de celebração
Na hora de escolher as flores do seu casamento é preciso pensar no lugar onde será celebrada a cerimônia e a recepção. Não é a mesma coisa um casamento ao ar livre em um espaço natural do que em um hotel ou restaurante fechado no centro da cidade.
Se vocês vão se casar em um espaço aberto, podem decorá-lo com flores e plantas silvestres ou escolher aquelas que combinam melhor com o ambiente, a cor das paredes do local ou até mesmo as árvores que crescem nessa zona. Se vocês vão se casar em um local fechado, vocês devem observar qual é o tipo de decoração oferecida pelo espaço e quais tons podem combinar com o salão.

Passo 4. Lembre-se da importância de todos os espaços e cantinhos
Toda a decoração floral deve estar em sintonia, tendo em conta também os espaços que acolhem essas flores. A decoração varia de acordo com as zonas, como por exemplo a zona do jantar, mesa de doces, bar e lounge.
Em primeiro lugar, para a decoração do lounge e bar varia se o casamento for realizado de dia ou de noite, principalmente se esses espaços são exteriores. Para um casamento durante o dia, a decoração deve ser escolhida de acordo com o gosto do casal, vocês podem decorar alguns cantinhos no jardim, e optar por uma linha de flores parecida ao resto do casamento e cerimônia. Se o casamento for de noite, as luzes são as responsáveis pelo protagonismo (velas, guirlanda de flores, etc). Em segundo lugar, a decoração do salão e da mesa de doces é outro objeto que merece atenção. Escolher os centros de mesa é algo fundamental e que faz com que cada casamento seja único e diferente. Podem ser pequenos e redondos se vocês preferem algo mais clássico, mas os centros de mesa altos vêm marcando tendência nos últimos anos, assim como os centros com flores assimétricas e as guirlandas naturais que percorrem as mesas imperiais.

Passo 5. Siga nossos conselhos e informações
É essencial que, tanto se vocês são os responsáveis pela decoração do casamento, como se vocês contrataram uma wedding planner, vocês pensem previamente qual é o tipo de decoração floral que vocês gostam e querem no grande dia. Ir ao local e visualizar como a decoração que vocês imaginaram pode ficar naquele espaço é o ideal.
Assim como a visita ao local é imprescindível para essa fase da organização, a visita a floriculturas também é muito importante. Contar com um profissional que possa guiá-los, selecionar as flores da temporada e saber quais são as quantidades necessárias é fundamental nesta etapa.
Além de todos esses fatores, é preciso ter em mente qual o orçamento aproximado destinado para as flores do casamento, já esse item da decoração pode variar dependendo da flor ou da planta que vocês desejam.




Adaptado de: https://www.zankyou.com.br/p/decorando-um-casamento-custos-x-sonhos-23652

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page